Palestras Ludicas

Profº Nelson

O Lúdico e as Faixas Etárias
Como lidar com cada idade

Objetivos:

  • Apresentar as características e os tipos de atividades adequadas das faixas etárias : 0 à 18 anos;
  • Conscientizar a importância da atividade física e lúdica na vida do adulto;
  • Trabalhar a auto estima na 3ª idade e conscientizar a importância da atividade física, lúdica e cultural.

Esta palestra é voltada para educadores, recreadores, animadores socioculturais e todos que trabalham na área de recreação e lazer, e desejam aprimorar seus conhecimentos.

Conteúdo Programático:
Duração: 1:30h

  • Explanar as principais características das faixas etárias estudadas bem como local e circunstâncias propícias para sua utilização;
  •  Aula prática com e sem material aplicando as atividades através de jogos e brincadeiras.

A Prática Lúdica como Instrumento Pedagógico

Objetivos:

  • Contribuir para a formação extracurricular de educadores de diferentes áreas da Educação, fundamentando atividades lúdicas e recreativas como instrumento educacional;
  • Motivar os professores e educadores a aplicarem atividades recreativas, motoras e lúdicas a seus alunos;
  • Revitalizar nossas energias, fortalecer e expandir nossa afetividade e sociabilidade, resgatando o vigor da juventude;
  • Proporcionar uma introdução vivencial à teoria da recreação relacionada a atividades educacionais.

Esta palestra é voltada para educadores, recreadores, animadores socioculturais e todos que trabalham na área de recreação e lazer, e desejam aprimorar seus conhecimentos.

Conteúdo Programático:
Duração: 1:30h

  • Dinâmicas de grupo e sensibilizações;
  • Jogos e brincadeiras;
  • Cantigas, brincadeiras e rodas cantadas;
  • Dinâmicas de grupo (visando a melhoria da auto-estima);

Jogos Cooperativos – Trabalhando em equipe

Objetivos:

  • Romper com conceitos que assumam a individualização e valorização da habilidade como elemento principal para participação das atividades e jogos;
  • Experimentar possibilidades para a reflexão e prática pedagógica dos jogos cooperativos;
  • Vivenciar jogos que tenham como proposta a cooperação e valorização do grupo e da participação.

Esta palestra é voltada para educadores, recreadores, animadores socioculturais e todos que trabalham na área de recreação e lazer, e desejam aprimorar seus conhecimentos.

Conteúdo Programático:
Duração: 1:30h

Aula Expositiva:

  • Contextualização entre Jogos competitivos e Jogos Cooperativos.
  • Discussão da vivência do estágio, e a experiência em competições.
  • Apresentação dos conceitos e definições.

Aula Prática:

  • Vivência de atividades com o outro, objetivos comuns, valorização do grupo e aprimoramento prática pedagógica.

Gincanas – Explorando o mundo das brincadeiras

Objetivos:

  • Trabalhar com atividades recreativas competitivas, podendo conter atividades físicas e/ou mentais, que se adaptam a qualquer clientela;
  • Conhecer os diversos tipos de gincanas;
  • Conseguir organizar uma gincana de diversas maneiras, atendendo pequenos e grandes grupos.

Esta palestra é voltada para educadores, recreadores, animadores socioculturais e todos que trabalham na área de recreação e lazer, e desejam aprimorar seus conhecimentos.

Conteúdo Programático:
Duração: 1:30h

  • Organizar e participar de vários tipos de gincanas.

O Resgate dos Jogos Tradicionais Infantis

Objetivos:

  • Compreender a importância das atividades culturais e o resgate dos jogos tradicionais infantis;
  • Realizar atividades práticas vivenciais relacionadas aos jogos e brincadeiras tradicionais infantis e resgatar as danças folclóricas brasileiras

Esta palestra é voltada para educadores, recreadores, animadores socioculturais e todos que trabalham na área de recreação e lazer, e desejam aprimorar seus conhecimentos.

Conteúdo Programático:
Duração: 1:30h

  • Aula teórica expositiva sobre os jogos tradicionais infantis;
  • Resgate dos jogos tradicionais infantis;
  • Danças folclóricas brasileiras.

Autoridade x Autoritarismo
A postura do professor em sala de aula

Objetivos:

  • Exemplificar as principais diferenças entre atitudes de autoridade e atitudes autoritárias;
  • Promover um diálogo acerca das práticas não autoritárias;
  • Incentivar a prática educacional não autoritária, proporcionando aos educadores ferramentas de trabalho pautadas nas atividades lúdicas.

Esta palestra é voltada para educadores, recreadores, animadores socioculturais e todos que trabalham na área de recreação e lazer, e desejam aprimorar seus conhecimentos.

Conteúdo Programático:
Duração: 1:30h

  • Reflexão em grupo;
  • Brincadeiras e jogos;
  • Exercícios de improvisação.