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Como ter um bom diálogo

Como ter um bom diálogo
  • “Conte-me sobre você,” – o único quebra-gelo que você vai precisar

Essas são as únicas quatro palavras que você precisa para navegar em uma conversa potencialmente embaraçosa, seja em um encontro às cegas ou em um coquetel. Evite  fazer perguntas mais objetivas (por exemplo, “Com o que você trabalha?”) Que presumem que a informação seja verdadeira.

A beleza de iniciar com “conte-me sobre você” é que isso permite que você inicie uma conversa sem o medo de incomodar ou deixar alguém desconfortável. Colocar uma questão ampla permite que as pessoas o conduzam até quem elas são.

Como ter um bom diálogo
  • O segredo para ser um bom conversador? Curiosidade.

Ser genuinamente curioso e querer ouvir o que a outra pessoa está lhe dizendo faz você se destacar.

  • Seja engraçado (se puder).

Um bom conversador é alguém que é divertido conversar, se você não pode ser engraçado, seja mentalmente organizado, razoavelmente conciso e enérgico, irá percorrer um longo caminho para impressionar as pessoas.

Como ter um bom diálogo
  • A preparação é fundamental.

Ajuda a organizar seus pensamentos antecipadamente pensando nas coisas que você espera que sejam perguntadas e refletindo sobre como você pode responder.

Um lugar onde isso pode ser especialmente útil, especialmente quando encontrar alguém pela primeira vez em um ambiente social, como um encontro, é considerar o quanto você está confortável em abrir-se em determinados tópicos.

Em uma entrevista de emprego, organizar seus pensamentos pensando nas coisas que você espera que sejam perguntadas e refletindo sobre como você pode responder pode ajudá-lo a navegar se as coisas começarem a dar errado.

Se alguém lhe fizer perguntas e você não sentir que tem uma resposta forte para isso, diga: ‘deixe-me compartilhar uma experiência’. A partir daí, você pode compartilhar uma experiência que aponta para seus talentos e áreas em que você é melhor.

Angelo Pantazis
  • Preste atenção à linguagem corporal.

Tente entender quando você perdeu a atenção de alguém, dessa forma, você pode evitar entediar seu colega até a morte ou impedir que alguém chegue aonde quer que seja necessário.

Texto traduzido e adaptado: https://www.nytimes.com/2018/11/17/style/self-care/terry-gross-conversation-advice.html

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